Noticias / Democracia e as forças sociais

Democracia e as forças sociais

Juristas entregam a Lula convite para o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia

O convite foi entregue nessa segunda-feira, 04, quando uma comissão composta por organizadores e organizadoras do evento estiveram em encontro com o ex-presidente, em Brasília. Entre eles a membra da Coordenação Executiva Nacional da ABJD Tânia Oliveira, o ex-presidente da OAB Cezar Brito, o ex-Reitor da Unb e professor de Direito José Geraldo de Sousa Júnior e a juíza Glaucia Foley, da AJD.

SAIBA MAIS
Democracia e as forças sociais

Lula confirma presença no Forum Social Mundial – Justiça e Democracia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está confirmado na mesa de abertura do Forum Social Mundial – Justiça e Democracia (FSMJD) que acontecerá entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2022, em Porto Alegre – RS. O convite será entregue nessa segunda-feira, 04, quando uma comissão composta por organizadores e organizadoras do evento estará com o ex-presidente, em Brasília, a partir de 18h30.

SAIBA MAIS
Democracia e as forças sociais

Superpedido de impeachment de Bolsonaro é protocolado na Câmara e deputados gritam: “fora genocida”

De acordo com o líder da Oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), este será o maior pedido de impeachment protocolado. “É o mais amplo, tanto pela enumeração de crimes praticados pelo presidente da República – dos mais antigos aos mais recentes – quanto pelo hall de signatários, das mais diversas posições políticas”, disse ao Congresso em Foco. 

SAIBA MAIS
Democracia e as forças sociais

Anotações sobre o FSMJD

Na primeira conferência de lançamento do Fórum Social Mundial Justiça e democracia, participaram pessoas vindas de movimentos sociais que defendem a transformação do judiciário e convidados, entre eles o inspirador do fórum temático, o sociólogo português Boaventura Sousa Santos.

SAIBA MAIS
Democracia e as forças sociais

Movimentos sociais se reúnem para discutir justiça e democracia

Lawfare – em tradução literal “guerra jurídica” – é a manipulação do sistema de justiça para destruir um oponente em processo que parecem (apenas parecem) seguir os trâmites legais. Na América Latina, o lawfare virou ferramenta para alterar as democracias representativas no continente.

SAIBA MAIS
Capitalismo e desigualdades

”Temos que lutar por aquilo que perdemos”

“Entendemos, no FSMJD, que é preciso lançar um olhar crítico sobre as consequências da guerra jurídica, do lawfare, que levou a essa crise democrática sem precedentes. A jurisdição tem sido manipulada para realização de projetos excludentes em vários países, e não apenas no Brasil, mas aqui se destacou a operação Lava Jato, que se apresentou como uma cruzada contra a corrupção, mas que em Curitiba foi muito além … podemos dizer, sem medo de errar que nossa democracia foi duramente abatida.”

SAIBA MAIS
Tradução